quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Informe Cultural Paulista - Banda Sinfônica Jovem


Banda Sinfônica Jovem do Estado recebe Coral da UNESP em concerto gratuito no Memorial da América Latina
Sob regência de Mônica Giardini e Vitor Gabriel a apresentação traz as peças natalinas Christmas Cantata e A Christmas Celebration, entre outras. O concerto acontece no próximo domingo (27), às 19h.
A Banda Sinfônica Jovem do Estado, grupo musical do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura realiza sob a regência de Mônica Giardini concerto gratuito no próximo domingo (27), às 19h, no Memorial da América Latina. A apresentação contará com a participação do Coral da UNESP e seus 90 cantores, sob a regência de Vitor Gabriel, além de trazer ao público duas peças natalinas.
O repertório tem início com “Ode” a Santa Cecília, do compositor Norman Dello Joio, obra que conta a história de Santa Cecília, a padroeira dos músicos, cujo dia é celebrado em 22 de novembro. Em seguida, será apresentada Magnificat, de Orlando de Lassus, com arranjo criado pelo professor da EMESP Tom Jobim, João Vitor Bota. O encerramento fica por conta de duas peças natalinas: Christmas Cantata, de Daniel Pinkham, e A Christmas Celebration, de Alfred Reed.

Programa
Norman Dello Joio
“Ode” a Santa Cecília
Orlando de Lassus
Magnificat
Daniel Pinkham
Christmas Cantata
A Christmas Celebration
(Of Songs and Carols)

Mônica Giardini – regente Banda Sinfônica Jovem
Mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente cursa doutorado nessa universidade. Formada em Piano, bacharel em Violão e Pedagogia Plena, Mônica Giardini estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols e Eleazar de Carvalho, entre outros. Aperfeiçoou-se em diversos festivais de música como o de Bachakademie, em Sttutgart (1995). Participou como regente de várias conferências e congressos de bandas sinfônicas, entre eles, na Cidade do Cabo, África do Sul (2005), e em Córdoba, Argentina (2006). Foi assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Ministrou cursos de regência, prática de ensaios de orquestra e de banda na EMESP Tom Jobim, Projeto Guri, Pró-Banda e Funarte. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado desde 1993.
Banda Sinfônica Jovem do Estado
A Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em 18 anos de atividades tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o grupo participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin, e Paulistana – Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe estão artistas como o maestro húngaro Laszlo Marosi, e solistas como Hector Costita, Raul de Souza, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos. A Banda é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo, que tem como executora a Santa Marcelina Cultura. Com o patrocínio da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Vitor Gabriel – regente Coral
Bacharel em Composição e Regência (IMSP), mestre e doutor em História, leciona no Instituto de Artes da UNESP. Premiado pela APCA como melhor regente coral, dirigiu a Associação Coral Schola Cantorum de São Paulo, o coral Tempero Ad Libitum do Instituto de Artes e o Caracoral. Fundador e regente do Brasilessentia, grupo vocal dedicado ao repertório sacro brasileiro dos séculos XVIII e XIX, além de idealizador e regente do Coro de Câmara da UNESP.
Coral da UNESP
O Canto Coral sempre esteve presente no Instituto de Artes da UNESP como parte integrante de suas atividades curriculares. Participam os alunos dos cursos de Canto, Composição, Regência, Instrumentos e Licenciatura em Educação Musical, formando três grupos distintos: O Coral UNESP/Instituto de Artes (o mais antigo), o Coro de Câmara da UNESP (criado em 2005) e o recém-criado Coro Masculino UNESP/Instituto de Artes (2010). Cada coro tem seu regente, seu repertório e cronograma de atividades e concertos. Os coros se reúnem para a execução de um repertório único quando há desejo e/ou possibilidade.

Sobre a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim
Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) é uma escola altamente especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, com o oferecimento de uma formação completa e de excelência, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Escola também proporciona aperfeiçoamento a músicos que já completaram sua formação e queiram aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, por meio de seus Cursos de Formação Avançada. Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. O Grupo ganhou o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo do ano.
Banda Sinfônica Jovem do Estado e Coral da UNESP
Data: 27 de novembro (domingo)
Horário: 19h
Duração: aprox. 60 min.
Local: Memorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Informações:             (11) 3823-4600     
Indicação etária: LIVRE
Capacidade: 876 lugares
Acessibilidade: Sim
Entrada franca

Fonte: Assessoria de Imprensa Banda Sinfônica Jovem do Estado
Data: 22/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário