segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Informe Cultural Paulista - “Filosofia no Cinema”

Luiz Felipe Pondé ministra curso “Filosofia no cinema” no Museu da Imagem e do Som Inscrições abrem em 4 de outubro e aulas começam no dia 5 de novembro. O MIS também oferece outras opções de cursos em diversas áreas, como “Gestão de projetos culturais”, “O cinema de Pedro Almodóvar”, “Desenvolvimento de games”, “Body mapping”, entre outros Dando continuidade à nova programação, o MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, lança até o final do ano uma série de cursos marcados pela grande variedade de temas e durações. O destaque é “Filosofia no cinema”, que acontece em novembro e é ministrado por Luiz Felipe Pondé – reconhecido filósofo, escritor, colunista e professor, que também está à frente do tradicional curso de História da Arte do MIS. O objetivo de “Filosofia no cinema” é fazer uma introdução ao cinema que faz filosofia e, para isso, serão trabalhados quatro grandes cineastas de diferentes escolas: o sueco Ingmar Bergman, o polonês Kieslowski, o americano Clint Estwood e o dinamarquês Lars Von Trier. “Em quatro encontros, discutiremos psicologia, teologia, tragédia e moral, seguindo os passos de quatro grandes conceitos trabalhados pelos cineastas: alma, Deus, destino trágico, mal e melancolia”, resume Pondé. O curso acontece de 5 a 26 de novembro aos sábados, das 11h30 às 13h, no Auditório LABMIS. São oferecidas 64 vagas e o valor é de R$30. As Inscrições estarão abertas a partir de 4 de outubro e devem ser feitas pelo site do MIS (www.mis-sp.org.br).
Diversidade
Como parte de sua nova programação, o MIS apresenta uma intensa variedade de cursos, com temáticas e durações diversificadas. Há opções tanto para capacitação técnica quanto para aprimoramento nas áreas de humanas e arte. Outra preocupação do museu foi em selecionar apenas ministrantes altamente qualificados e reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação. Confira, abaixo, a lista dos próximos cursos oferecidos pelo MIS:
“Animação” Data: de 04 a 27 de Outubro Horário: de terças e quintas, das 19h às 22h Local: Sala de workshop Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$50,00 Sinopse: O curso visa desenvolver a capacidade individual de criar movimento. Para tal, teremos um rápido apanhado histórico da animação como expressão artística e seus principais protagonistas. Partindo para a prática entramos no processo de planejamento e execução de um pequeno exercício de movimento onde cada aluno desenvolverá sua capacidade de animar. Ministrante: Daniel Medina atua profissionalmente no ramo de animação há 16 anos, tendo desenvolvido mais de 3 horas de animação entre ficção, institucionais e educativos nas mais diversas técnicas com ênfase em recortes. “Fazendo Foley” Data: de 04 a 27 de Outubro Horário: de terças e quintas, das 09h às 12h Local: Sala de workshop Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$60,00 Sinopse: Dos passos de salto alto da mocinha ao revólver engatilhado do bandido, da porta pneumática da sala de comando interestelar aos clássicos cascos do cavalo do forasteiro, a oficina "Fazendo Foley" apresenta um panorama sobre o foley cinematográfico: suas técnicas, história e usos. Ministrantes: Colegas no Curso Superior de Audiovisual da ECA-USP, especializadas em som e em rádio, Guta Roim e Rosana Stefanoni trabalham juntas na Casablanca Sound desde 2008. Sob a supervisão de som de Luiz Adelmo, fizeram o foley de diversas produções do cinema e da TV.
“O cinema de Pedro Almodóvar: hedonismo e paródia” Data: de 06 a 14 de Outubro Horário: de quintas e sextas, das 18h às 21h Local: Auditório LABMIS Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$40,00 Sinopse: Dentro do contexto cultural espanhol pós-franquista surgiu um cineasta de talento e posteriormente de grande apelo popular. Pedro Almodóvar Caballero, 62 anos é representante de um período de transição e conseguiu migrar da cultura pop underground madrilena para o circuito comercial. Sua marca autoral é trabalhar com elementos da cultura pop, fundamentalmente a citação, pastiche e a paródia; mesclados com sua experiência pessoal da infância em La Mancha, e da busca pela liberdade na Madri, de La Movida, do final do franquismo e da transição para a democracia. Este curso analisará a aparição de Almodóvar dentro de um coletivo, onde ele era um dos líderes e como os grupos anteriores tinha a intenção de mudar o cenário insatisfatório das artes do momento, todos tinham como marca a busca do prazer e uma incrível vontade de chocar as velhas instituições. Ministrante: João Eduardo Hidalgo é doutor em Comunicação (Audiovisual) pela Universidade de São Paulo e pela Universidad Complutense de Madrid e especialista em Cinema Espanhol pela AECI Agencia Española de Cooperación Internacional. Já fez varias exposições individuais de fotografía, dirigiu alguns curtas-metragens e orientou a realização de mais de cinquenta. É professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, campus de Bauru, em Comunicação Social.
“Gestão de Projetos Culturais” Data: de 05 de Outubro a 30 de Novembro Horário: às quartas-feiras, das 19h às 22h Local: Auditório LABMIS Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$60,00 Sinopse: Muito tem se falado da Gestão Cultural, mas pouco tem se propagado sobre suas principais ferramentas. O objetivo deste curso é apresentar conceitos aliados a prática por meio de estudos e casos nacionais e estrangeiros. Neste sentido, serão abordados temas como planejamento estratégico (o que é? Como se faz?), inovação, articulação setorial, sustentabilidade e cooperação. Ministrante: Ana Paula Galvão é sócia da Gesta Cultura, empresa comprometida com a busca e divulgação de soluções em gestão cultural para empreendimentos no âmbito da Economia Criativa, cujo o expertise está na Gestão de Projetos Culturais. Especialista em Gestão Cultural e Organização de Eventos e graduada em Relações Públicas, ambas pela USP|ECA, a profissional dedica seus mais de 10 de anos de experiência profissional no setor a consultoria para empreendimentos de pequeno e médio porte.
“Body Mapping” Data: 04 e 05/10 (terça e Quarta)| 08 e 09/10 (sábado e domingo) Horário: terça e quarta das 18h às 22h/sábado e domingo das 14h às 18h Local: Oficina de Interfaces Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$50,00 Sinopse: A oficina consiste na apresentação de algumas técnicas de uso do corpo como suporte dinâmico de projeção. Por suporte dinâmico, entende¬-se uma superfície que tem suas propriedades espaciais modificadas no curso do tempo, a imagem projetada se adequando a estas mudanças em tempo real. O objetivo dos encontros é propor um espaço de experimentação com situações imagem¬ corpo por meio do uso de projeção e de uso de ferramentas digitais livres. Para tanto, se propõe a utilização de câmeras que realizam a leitura do posicionamento e contorno de corpos no espaço. Estas informações são analisadas por um software, que utilizam da informação proveniente das câmeras para gerar imagens que dialogam com o espaço desse corpo virtualizado, em tempo real. Estas imagens geradas retornam ao espaço físico por meio da projeção, reagindo aos seus movimentos, finalizando um ciclo de retroalimentação de imagens em que o corpo é o princípio e o fim. Ministrantes: Lina Lopes é graduanda no curso superior de audiovisual na universidade de São Paulo (ECA/USP), pesquisa a relação entre corpo, espaço cênico, linguagem da fotografia, do vídeo e das Arte&Tecnologias. Atua na área audiovisual em fotografia, roteiro e rádio-arte. Mateus Knelsen é mestrando em Diseño Comunicacional pela Universidad de Buenos Aires e formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, atua como pesquisador em design e poética de interfaces digitais e eletrônicas. Participou de quatro edições do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), na categoria Media Art. Integrou a equipe vencedora do prêmio Mídias Locativas do Vivo Arte.mov09 com o trabalho CultureRobot4.0. Ministrou oficinas junto a Universidade Anhembi Morumbi, ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo, ao Centro Cultural España de Córdoba/Argentina, ao Espaço Trackers e a Escola Oi Kabum de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro.
“A Imagem é um lugar que não existe” Data: de 07 a 28 de Outubro Horário: às sextas-feiras, das 18h às 22h Local: Sala de Workshop Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$50,00 Sinopse: O workshop parte da perspectiva que a imagem é um lugar que não existe. Considera que uma parte da produção contemporânea documental não se limita mais a uma reprodução da realidade. Apresenta reflexões sobre os mais diversos aspectos do mundo construídas por um discurso audiovisual experimental. Este workshop discute características da produção de documentários contemporâneos: discursos visuais e as paisagens recriadas; ambiências sonoras; montagem; filmes de um homem só: documentários de arquivo; personagens realizadores; documentários autobiográficos. Pré-requisito: noções básicas de edição não linear Ministrante: Ananda Carvalho é curadora, crítica de arte e professora nos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV na FMU/FIAM/FAAM. Doutoranda e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em Criação de Imagem e Som pelo SENAC-SP. Em sua pesquisa de mestrado (com o apoio de bolsa CNPq) estudou os documentários brasileiros contemporâneos incorporando as confluências entre documentário e videoarte. Foi curadora da exposição [das imagens às coisas], Escola São Paulo, 2009, e assistente de curadoria da exposição Galeria Expandida, Luciana Brito Galeria, 2010. Escreveu textos críticos para o Canal Contemporâneo e para exposições realizadas no SESC-SP. Pesquisadora do grupo arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM) desde 2007. Foi editora dos sites Canal Contemporâneo, do Centro Cultural da Espanha, do Museu da Imagem e do Som e do Paço das Artes. Em 2011, participa da residência Ateliê Aberto #5 na Casa Tomada.
“Princípios Básicos de Desenvolvimento de Games” Data: de 28 de Outubro a 11 de Novembro Horário: de quartas e sextas, das 09h às 13h Local: Sala de workshop Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$50,00 Sinopse: O workshop vai abordar as principais etapas de desenvolvimento de um game, introduzindo o conceito de Game Design e de criação e desenvolvimento de jogos para um contexto de pequenos projetos. Uma pincelada de cada etapa de desenvolvimento e das suas importâncias será dada, com o objetivo de proporcionar ao participante a chance de desenvolver o conceito de um jogo e de iniciar o processo de desenvolvimento na prática. Ministrante: Sabrina Carmona é atualmente Game Producer da idealizadora uma empresa brasileira de games. Atualmente faz mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, pesquisando Games como Cultura. Coordena também o grupo de pesquisa CS: Games, com planos de expandir a pesquisa de videogame no país. Atualmente fortemente engajada em Dance Central, possui projetos ambiciosos de fazer games para consoles e de dar emprego na indústria de games para quem procura.
“ARQUITETURA DA LUZ - VJ/Vídeo-mapping” Data: de 01 a 29 de Novembro Horário: de segundas e terças, das 19h às 22h30 Local: Oficina de Interfaces Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$50,00 Sinopse: O curso apresenta de forma prática e teórica todo o processo de trabalho de um VJ. Desde análise de formatos, pesquisa, produção de conteúdo customizado, configuração de softwares e hardwares, à montagem de equipamentos, adaptação de conteúdo para telas não tradicionais (vídeo-mapping) e criação de vídeo-interativo. Ministrante: Com uma trajetória que une sólida formação acadêmica, interesse por novas mídias e background versátil no audiovisual, o Vj, video-mapper e fotógrafo Rodrigo Pastoriza tem muito para oferecer no campo das experimentações audiovisuais. Com pós em Film e TV Business, formado em Cinema, técnico em direção de fotografia e colecionador de experiências internacionais na Espanha, França (Sorbonne - Paris) e Estados Unidos, Rodrigo traz na bagagem mais de uma dúzia de curtas-metragens, um longa-metragem, muita publicidade para clientes como Pepsi e Cartoon Network e inovadoras performances multimidiáticas com foco em vídeo mapping. 
“Filosofia no Cinema” Data: de 05 a 26 de Novembro Horário: sábados, das 11h30 às 13h Local: Auditório LABMIS Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$30,00 – 64 vagas Sinopse: O cinema pensa e faz filosofia. A intenção do curso é uma introdução ao cinema que faz filosofia e para isso trabalharemos quatro grandes cineastas de quatro escolas diferentes de cinema, o sueco Bergman, o polones Kieslowski, o americano Clint Estwood e o dinamarques Lars Von Trier. “Em quatro encontros, discutiremos psicologia, teologia, tragédia e moral, seguindo os passos de quatro grandes conceitos trabalhados pelos cineastas: alma, Deus, destino trágico, mal e melancolia”. Programação: 1. A geografia da alma em Bergman 2. Deus em Kieslowski 3. A tragédia em Clint Estwood 4. O mal em Lars von Trier Ministrante: Luiz Felipe Pondé é filósofo, professor da PUC-SP e da FAAP, além de professor convidado da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp. É também colunista da Folha de S. Paulo e autor dos livros "Do pensamento no deserto", "Conhecimento na desgraça" e "O Homem insuficiente" (EdUsp), e "Crítica e profecia" (Editora 34). Seu mais recente livro é "Contra um mundo melhor - ensaios do afeto" (Editora Leya).
“Trilha Sonora para Cinema com Dado Villa Lobos” Data: 26 de Novembro Horário: sábados, das 10h às 17h Local: Oficina de Interfaces Inscrição: Deverá ser efetuada pelos contatos da Escola São Paulo - telefone: 3060-3636 ou e-mail: chandra.pivetta@escolasaopaulo.org. Sinopse: O curso com Dado Villa Lobos, integrante do grupo musical Legião Urbana e autor de variadas produções de cinema e televisão, ensina o processo da criação e composição de trilhas sonoras para o cinema. As aulas irão apresentar a relação interativa da música com a imagem, a importância das conversas e diretrizes do diretor, as diversas fases da produção e criação, até a fase final de mixagem da trilha. Além de debates sobre o tema, será proposto aos alunos o desenvolvimento de uma trilha sonora para um curta metragem, como exercício prático. O curso acontecerá em dois momentos. O primeiro, no dia 19, será na Escola São Paulo (onde acontecem as inscrições); o segundo, no dia 26, será no MIS.
“Sound Designer” Data: de 04 de Novembro a 02 de Dezembro Horário: às sextas-feiras, das 18h às 22h Local: Auditório LABMIS Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$50,00 Sinopse: O que existe por trás da pós-produção sonora de um filme? Quais as etapas envolvidas na finalização de som? Como é articulado o pensamento sonoro de um filme com as tecnologias que permitem criar um som 5.1, 6.1 ou 7.1? Estas e outras questões relacionam-se diretamente a figura do sound designer, profissional que tem obtido cada vez mais importância na produção cinematográfica dos últimos anos. A proposta da oficina é revelar como sound designers atuam, em qual momento do filme passam a atuar, entender sua relação com diretor e produção, bem como ferramentas de trabalho no cotidiano. Para tanto, a oficina contará com renomados sound designers do cinema nacional, que irão expor seus métodos e trabalhos na produção cinematográfica dos últimos anos. Ministrante: Eric Ribeiro Christani é graduado no Curso de Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em Som para Audiovisual e Direção para Audiovisual. Técnico de som em gravações e mixagens musicais no AD Road Estúdio. Professor durante 2 anos na Universidade Federal de São Carlos, no curso de Bacharelado em Imagem e Som, responsável pelas disciplinas relacionadas com Som para Audiovisual e Produção Musical. Técnico de Som Direto atuante em diversos curtas-metragens Editor de Som e atuante em Pós-Produção de som para Cinema, Rádio e Televisão na Casablanca Sound.
“Criatividade em arte Eletrônica” Data: de 09 a 25 de Novembro Horário: de quartas e sextas, das 15h às 18h Local: Oficina de Interfaces Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$50,00 Sinopse: O Curso Criatividade em Arte Eletrônica objetiva a construção de um sólido repertorio crítico segundo manifestações consagradas no setor por meio múltiplos entendimentos teóricos, reflexivos, contemplativos que são cada vez mais presentes na vida como interface filosóficas e operacionais. E claramente o que torna exclusivo o curso e á formação que se dá ao aluno de apreciador a crítico e elucidativo a estas inevitáveis manifestações de arte. Ministrantes: Luiz Felippe Brandão é pesquisador em Comunicação Contemporânea com ênfase em Ficção Cientifica. Pesquisador da teoria da Criação e seus processos criativos. Eric Marke é autor da Enciclopédia MEB, curador do FILE, docente na Universidade Anhembi Morumbi e no SAE Institute (Frankfurt – Alemanha).
“O som no cinema de animação” Data: de 16 de Novembro a 14 de Dezembro Horário: às quartas, das 09h às 12h Local: Sala de workshop Inscrição: Inscrições pelo site nos valores R$50,00 Sinopse: A oficina abordará aspectos práticos e teóricos sobre o design de som no cinema de animação. Iniciando com um breve panorama histórico sobre a trajetória do som em animação, serão levantadas questões a respeito das especificidades do processo de criação sonora de uma obra animada: quais são as semelhanças e diferenças do processo criativo do som na animação em diferentes técnicas em relação ao cinema live-action? Como fazer um planejamento de som antes mesmo do início da animação? Como se dá o processo de lip sync? Quais as ferramentas atuais para a pós-produção de som? Como finalizar o som de um curta-metragem em animação? Através de exercícios práticos de lip sync e edição de som, os alunos terão a oportunidade de exercitar seu potencial criativo ao sonorizar um desenho animado. Ministrante: Ana Luiza Pereira é editora de som para cinema e televisão e produtora audiovisual especializada em animação. Realizou a produção e edição de som de diversos curtas de animação, incluindo os premiados no Anima Mundi 2009 "O Divino, De Repente", de Fábio Yamaji e "Josué e o Pé de Macaxeira", de Diogo Viegas.
Museu da Imagem e do Som - MIS
Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
| (11) 2117 4777 |
www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas).
Acesso e elevador para cadeirantes.
Ar condicionado.
Fonte: Assessoria de imprensa - MIS
Data: 27/09/2011

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