quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Informativo Cultural Paulista – Piotr Kunce / 40 Anos de Cartazes Brasileiros


MIS abre espaço para reflexão do design gráfico com as mostras 40 anos de cartazes brasileiros e Piotr Kunce
Além de anunciar programas e acontecimentos locais, os cartazes trazem ao designer grande visibilidade e inúmeras possibilidades criativas dentro da amplitude e popularidade de seu suporte. Com este mote, o MIS em comemoração ao aniversário de São Paulo, inaugura o projeto Acervo Vivo de 2012, no dia 25 de janeiro, com as mostras Acervo Vivo – 40 anos de cartazes brasileiros e Piotr Kunce, que traz 85 cartazes deste desenhista e artista gráfico polonês.

“A criação de cartazes é um campo abrangente para a experimentação de linguagens, e reflete não apenas o desenvolvimento tecnológico e cultural, mas também o espírito das sociedades urbanas que os produziram e o MIS traz essas mostras com a intenção de revelar o design gráfico como expressão da cultura e o entrelace da história da comunicação com a publicidade”, revela André Sturm, diretor executivo do Museu.


Piotr Kunce
Em uma parceria do Museu da Imagem e do Som, Consulado Geral da República da Polônia e Urszula Groska Produções, a mostra Piotr Kunce compilou 85 cartazes do desenhista e artista gráfico polonês, reunindo os principais trabalhos do artista, cuja atuação visa manter a arte do cartaz viva.

Piotr Kunce já teve suas obras expostas nas mais importantes mostras e bienais de artes gráficas do mundo e dirigiu vários workshops sobre cartaz no Canadá, República Checa, Chile, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, México e Eslováquia. Sua atuação está voltada a manter viva a arte do cartaz e, hoje, ele é considerado um dos mais renomados designers de cartazes. Em seu trabalho, ele une a essência da criação polonesa tradicional com um toque de humor em cartazes diretos, fortes e, ao mesmo tempo, lúdicos.


Acervo Vivo – 40 anos de cartazes brasileiros
A exposição 40 anos de cartazes brasileiros busca traçar um importante panorama de design de cartazes. A mostra traz peças raras e representativas da produção nacional, que anunciaram filmes, espetáculos, eventos literários e exposições de artes visuais, e foram selecionadas entre as 3.000 que integram o acervo do MIS.

Os cartazes escolhidos, datados de 1959 a 2001, apresentam alguns dos mais importantes designers de cartazes brasileiros, como Emilie Chamie, Guto Lacaz e Vicente Gil, que, por meio de seus trabalhos, representam diversas soluções semânticas, técnicas e sintáticas na concepção do layout dessas peças e revelam um pedaço da trajetória da arte gráfica do País.


Acervo Vivo
Piotr Kunce | 40 anos de cartazes brasileiros
Data: quarta-feira, 25.01
Local: Espaço Redondo e WebMIS
Entrada: gratuito
Classificação etária: livre
Museu da Imagem e do Som - MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777       | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas); R$ 15 (período superior a 6 horas e após as 18hs). Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Fonte: Assessoria de imprensa - MIS
Data: 26/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário